sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ainda Sobre Genocídio (Atualidade)

Conheça as principais acusações contra Ratko Mladic 

 

O ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia, general Ratko Mladic, acusado de genocídio, crimes de guerra e contra a Humanidade durante a guerra da Bósnia (1992-1995) pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPIY).


Ele tem contra si 15 acusações de genocídio, perseguições, extermínio, assassinatos, deportações, atos desumanos e sequestros, e poderá ser condenado à prisão perpétua.
Foragido desde 1995, Mladic, de 68 anos, é considerado um dos principais artífices da política de "limpeza étnica" em algumas regiões da Bósnia Herzegovina junto com o ex-presidente sérvio-bósnio Radovan Karadzic, preso em 2008 também na Sérbia.
Segundo o promotor, ambos tentavam "expulsar croatas e muçulmanos da Bósnia dessas regiões para controlá-las e incorporá-las à Grande Sérvia".
Como líder das milícias separatistas sérvias na Croácia, em 1992, depois da proclamação da Republika Srpska (RS) na Bósnia, Mladic foi nomeado comandante das forças sérvias da Bósnia.
Baseando-se na máxima de que "as fronteiras sempre foram traçadas com sangue e os Estados são delimitados com tumbas", o general permaneceu impassível e impiedoso no cerco a Sarajevo durante três longos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário