segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL PARA X EXAME DE ORDEM



DIREITO COMERCIAL/EMPRESARIAL



1 – O foro do contrato de representação comercial e o:

Do domicilio do representante



2 – As partes beneficiarias são títulos:

Negociáveis ,sem valor comercial ,emitidos por uma sociedade por ações ,que atribuem aos seus titulares o direito a um credito eventual consistente na participação nos lucros anuais.



3 – A representação do acionista na Assembleia Geral de uma sociedade por ações somente será possível por procurador constituído:

Há menos de um (01) ano ,que seja acionista, administrador da companhia ou advogado.



4 – Assinale a afirmativa correta:

O falido fica inabilitado para o exercício de qualquer atividade empresarial a partir da decretação de falência e ate a sentença que extingue suas obrigações.



5 – E falso que:

A licença compulsória de uma patente será concedida se o seu titular exercer os direitos dela decorrentes de  forma abusiva ou por meio dela praticar abuso de poder econômico comprovados nos termos da lei e reconhecido por sentença judicial.



6 – O emitente de um “conhecimento de transporte”será o:

Transportador da mercadoria que assume a obrigação de transporta-la.



7 – A liquidação de uma sociedade em conta de participação :

E regida pelas normas relativas a prestação de contas.





8 – Quanto a alienação de um estabelecimento comercial pode-se afirmar que:

Implica o impedimento de o alienante fazer concorrência ao adquirente ,no prazo de 5 anos subsequentes a transferência ,salvo se tal condição tiver sido expressamente dispensada pelo adquirente.



9 – A ação de responsabilidade civil contra o administrador de uma sociedade por ações pode ser:

Promovida por acionistas que representem pelo menos 5% do capital social desde que a assembléia geral delibere não a promover.



10 – O capital social de uma sociedade cooperativa:

Não implica o direito de voto nas deliberações ,pois o quorum para a assembléia geral funcionar e deliberar e fundado no numero de sócios nela presentes.



DIREITO EMPRESARIAL – JANEIRO DE 2009 OAB



1 – Alienado o estabelecimento empresarial e correto afirmar ,quanto as obrigações ligadas a sua exploração que:    (Questao Anulada)

*** O adquirente obrigar-se-a solidariamente por créditos regularmente contabilizados , vencidos , vincendos ,existentes na data do trespasse , agora por ele devidos.



2 – A Sociedade Simples ,difere essencialmente da sociedade empresaria porque: aquela não exerce atividade própria de empresário ,sujeito a registro ,ao contrario do que ocorre nesta.



3 -  Com relação as regras que disciplinam a situação do sócio quotista da sociedade limitada e correto:

A responsabilidade dos sócios e restrita ao valor de suas quotas mas todos respondem pela integralização do capital social.




Nenhum comentário:

Postar um comentário