quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Artigo de Viviane Sampaio enviado por : Professor Doutor Jose Ailton Garcia (Para Reflexao)

Aumente sua motivação

 Motivação é uma palavra composta por motivo + ação. Portanto, é preciso ter em mente um motivo forte para agir e se sentir motivado. Quanto mais atraentes forem os objetivos, maior serão a vontade e a força para alcançar as metas.
Além disso, cito a seguir algumas dicas especiais que podem fortalecer e alimentar o entusiasmo do dia-a-dia:
1) Plano de Ação: Não se sabote! Estabeleça objetivos possíveis de serem atingidos em cada etapa. Caso contrário, independentemente do que realizar, se sentirá desanimado. Os objetivos precisam exigir nem muito e nem pouco de você. Um bom Plano de Ação precisar ter a medida certa para você.
2) Mudança Estratégica: Fique atento e “aberto” periodicamente para mudanças. Quando for necessário, mude o rumo. O momento ideal para fazer isso é quando você está menos engajado nas suas metas. Reavalie o seu plano inicial e defina objetivos menores ou, até mesmo, modifique seu objetivo.
3) Custo: Quanto vale o seu empenho? Avalie sempre se quer pagar o preço. Questione a relação entre custos e benefícios. Considere se a equação entre os seus esforços e os resultados continua aceitável para você.
4) Celebre suas conquistas: Desenvolva o hábito de comemorar suas vitórias. Reconhecer os resultados positivos aumentam sua auto-confiança e servem como combustível para continuar na rota. Se for capaz de se satisfazer com seus pequenos êxitos, concretizará mais rápido o seu plano.
5) Coaching: Essa é uma ferramenta poderosa para não desistir frente os inevitáveis desafios de sua jornada. Nesse trabalho, você aprende a potencializar todos os seus talentos, a inovar no seu cotidiano e a desbloquear crenças limitantes que o impedem de chegar ao sucesso. Além disso, você faz uma avaliação contínua de suas escolhas diárias e aprende estratégias novas para superar os obstáculos.
Em resumo, o fundamental para aumentar sua motivação é: definir um plano de ação realista; fazer ajustes com freqüência no plano; descartar estratégias improdutivas; avaliar os custos e comemorar os seus triunfos.
Por fim, vale a pena lembrar-se de uma frase de um dos primeiros homens a escrever sobre a psicologia prática: Robert Collier. Ele disse: “Sucesso é a soma de pequenos esforços, repetidos o tempo todo.”
Viviane Sampaio. Psicóloga e Coach. Autora do Blog Coaching www.coachingvs.blogspot.com . Trabalha na Vila Mariana em São Paulo. O telefone para contato é: (11) 9808-3718 ou e-mail: vs@vivianesampaio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário